
Tendo como slogan chave “Escolhemos ser diferentes” a PASEC afirmasse como um projeto inovador e sem paralelo no contexto nacional, seja pela sua abrangência, seja pela inovação que gerou ao nível dos métodos e dinâmicas que implementou centradas na Animação Sociocultural e com o objetivo de promover o Protagonismo Juvenil em todas as duas formas.
Nasceu como um projeto que visava a inclusão de jovens em situação de exclusão em contexto rural e de bairro social e tornou-se num projeto de capacitação de comunidades juvenis ao nível da Democracia Participativa, Cidadania Global e Desenvolvimento Local.
Ao nível da Democracia Participativa, a PASEC escolheu como uma das suas matrizes a participação dos jovens e públicos com que opera no diagnóstico, planificação, execução e avaliação dos planos de ação que leva ao terreno. Na metodologia que preconiza, a Simbologia Grupal, a PASEC centra a sua ação em planos de trabalho que colocam o individuo no centro do processo de decisão, partindo sobretudo de uma análise de potencialidades, sem descurar a análise de necessidades.
Ao nível da Cidadania Global, a PASEC foi capaz de levar a cabo um processo de internacionalização sustentado numa visão de “Pensar Global, Agir Local”. Foi capaz de erguer uma rede de trabalho cooperativa internacional ligada a partir de núcleos de envolvimento local (a maior parte deles grupos informais juvenis) centrados na promoção de processos de educação não formal e desenvolvimento comunitário. Em cada comunidade procurou desenvolver ações de capacitação e envolvimento social que valorizassem e potenciassem em cada comunidade a sua dimensão intercultural, ecológica, intergeracional e social como fontes de oportunidades de integração e afirmação tendo por base os princípios fundadores da União Europeia e da UNESCO do respeito pela dignidade humana, da liberdade, da democracia, da igualdade e respeito pelos Direitos Humanos.
Ao nível do Desenvolvimento Local, a PASEC tornou-se num mosaico de pequenos projetos locais de transformação social ligados em rede que viram na criatividade, as artes e inovação social uma resposta de inclusão, capacitação e desenvolvimento integrado dos territórios em que está integrada.
A PASEC tem algumas características únicas que fazem dela uma organização diferenciada. De uma equipa técnica com 23 profissionais, 22 nasceram no seio da organização. Foram jovens ou voluntários que a integraram e hoje são a cara e corpo da associação. Tornou-se num laboratório de inovação pedagógica centrada na publicação de dezenas de obras de educação não formal e desenvolvimento de projetos de investigação-ação de Animação Sociocultural e Educativa transnacionais.
Desenvolveu um método próprio, a Simbologia Grupal, que de forma consistente e em permanente atualização foi replicada em dezenas de países e chegou a dezenas de milhares de crianças e jovens.
Por fim, viu reconhecida por instituições como a União Europeia, BPI La Caixa, Instituto Português do Desporto e Juventude, entre outras, a excelência dos seus métodos e dinâmicas.
A PASEC, mais que um projeto de Animação Sociocultural centrado no Protagonismo Juvenil e Inovação Social tornou-se numa escola e laboratório de Democracia Participativa e Cidadania Global, onde os jovens encontram a oportunidade de treinarem as suas competências sociais e realizarem parte do seu projeto de vida, sem medo de falhar e idealizar.