Os Jogos da Diferença são o fórum da PASEC que tem como principal objetivo a promoção e inclusão do cidadão com necessidades educativas especiais através do jogo grupal e da Educação para a Diferença. Inicialmente a atividade era denominada de Torneio Cavaleiros, em homenagem ao grupo que deu origem à PASEC. Em 2011 passou a denominar-se Mundialito.com. Inicialmente os objetivos passavam pela promoção da inclusão de jovens em risco através do desporto. Em 2013 a atividade passa a denominar-se Jogos da Diferença e assume uma dimensão até aí nunca vista. Passa a envolver centenas de jovens, encarregados de educação e instituições numa dinâmica sem paralelo no norte do país. Fica aqui a reportagem da edição de 2014
PASEC e AFPAD organizam Jogos da Diferença 2014
Teve lugar no passado dia 22 de Julho a edição dos Jogos da Diferença de 2014, integrada no Projeto Special Democracy da PASEC. Este aconteceu no Lar Residencial “A Minha Casa”, na freguesia de Vermoim, Famalicão.
Esta iniciativa, que juntou mais de centena e meia de participantes, é única porque junta numa Feira de Jogos e em competição, crianças, jovens, cidadãos portadores de deficiência e famílias. Ao mesmo tempo aconteceram pequenos espetáculos cénicos e momentos de interação.
A iniciativa contou com o representante da Agência do Programa Erasmus + da União Europeia, Dr Joaquim Freitas, que salientou a importância do certame, a inovação que ele reflete no campo do trabalho social com jovens e a importância do apoio do Programa Juventude e em Ação para estas iniciativas. Por seu lado, o Dr. Mário Passos, Vereador do Município de Famalicão para a Juventude salientou o “trabalho exemplar da PASEC na inclusão de jovens e adultos em especial risco de exclusão”. Mário Martins, Presidente da AFPAD, regozijou-se mais uma vez pelos frutos da parceria entre a PASEC e a AFPAD já com dois anos. Por fim, o Secretário Geral da PASEC, Abraão Costa, deu o mérito de todo o trabalho desenvolvido aos animadores da organização.
Esta iniciativa inicia o caminho de conclusão do projeto Special Democracy, apoiado pelo programa Juventude em Ação da União Europeia, e elogiado e projetado já diversas vezes como exemplo de boas práticas na promoção do protagonismo da Pessoa Portadora de Deficiência. Fizeram parte da competição e fórum seis jogos desenhados e projetados pelos grupos informais de jovens da PASEC: “Roteiro Desalinhado”; “Color Golf”; “Twister Matemático”; “Another World”; “Four Lines”; e “Magnetics”. A próxima atividade do projeto tem lugar na Ilha do Pico, nos Açores com um Campo de Trabalho Internecional.