A Companhia de Teatro ADN – Artes Dramáticas do Nada é produto da PASEC ADN e promove, um pouco por todo o país, o Teatro Inclusivo como forma de dar resposta à autodeterminação juvenil em todas as suas dimensões. Estamos disponíveis para atuar em qualquer parte de Portugal, países lusófonos e comunidades portuguesas no estrangeiro bastando para tal nos contactarem pelos meios habituais.
Em Setembro de 2013 a PASEC lançou o Programa ADN de intervenção junto de públicos juvenis de risco em contexto escolar. Com atuações concretas no Agrupamento de Escolas de Pedome e no Agrupamento de Escolas Camilo Castelo Branco junto de mais de 60 jovens entre os 12 e os 18 anos em especial risco de exclusão, o projeto lançou as bases para mais duas iniciativas de importante impacto: o concurso de projetos de índole social promovidos por jovens nas suas escolas, os Prémios ADN; e a Companhia de Teatro Inclusivo ADN – Artes Dramáticas do Nada.
Depois de nove meses de algumas participações esporádicas, o grupo lançou a sua primeira peça original “O Mundo nunca mais seria o mesmo”, uma encenação teatral que retrata um mosaico de situações em que Portugal fica devastado depois de um fim do mundo que ninguém contava. O desemprego e a desilusão invadem uma realidade que não é bem real e que se propaga à vida de todos, desde o velho Mestre sem aprendizes, ao jovem esquizofrénico desorientado até a um cientista louco que cria uma estranha amizade com um velho sem abrigo.
Encenada e orientada por Abraão Costa e Isabel Simões, esta peça teve uma antestreia no Anima – Encontro Internacional de Jovens Animadores no passado mês de Abril de 2014, mas viu a sua estreia oficial ter lugar no Grande Auditório da Casa das Artes no passado dia 2 de Maio de 2014 perante centenas de pessoas, num espetáculo solidário com a APPACDM de Braga – Delegação de Famalicão. Entretanto já se produziram mais de uma dezena de encenações que continuam a viajar por todo o país.