Back

Eurobairro promove orientação vocacional a jovens em exclusão

O Projeto Eurobairro, desenvolvido pela PASEC nos territórios em maior situação de vulnerabilidade do concelho de Famalicão, que promove a inclusão inteligente em comunidades de risco ao abrigo do Programa Escolhas, realizou uma série de encontros de trabalho e visitas de estudo junto das crianças e jovens do projeto que lhes permitiram um contato mais aproximado com a realidade do mundo do trabalho. 

Esta ação teve lugar nos últimos meses e envolveu mais de oito dezenas de participantes oriundos dos Complexos de Habitação Social das Bétulas, Cal e Lameiras e de Meães (Esmeriz). Os participantes puderam enriquecer os seus conhecimentos sobre várias profissões, desmistificar preconceitos, trabalhar as diferenças e a igualdade de género. 

Tiveram também a oportunidade de partilhar experiências com os vários profissionais que se disponibilizaram a acolher e esclarecer todas as dúvidas sobre a sua área profissional. Desde o Desporto (Ricardo Gonçalves e Carlos Vilaça), Animação Sociocultural e Artes do Espetáculo (Rodolfo Correia), Polícia Municipal, Nutrição (Filipa Carneiro e Adriana Gomes), Fisioterapia (Pedro Oliveira), Educação Social e Música (João Costa), Gestão Equina (Carolina Quaresma) ao Hipismo (João Pedro Gomes e Nuno Tiago Gomes) foram muitos os contributos para a formação e capacitação das crianças e jovens envolvidos nesta iniciativa, tendo sido lançadas as sementes para o exercício de uma cidadania mais consciente e participação ativa. 

Para além destes encontros de trabalho e visitas de estudo, também estão a ser desenvolvidas nos vários territórios de intervenção onde o projeto está integrado diversas atividades de cariz recreativo, desportivo e cultural de forma a potenciar a dimensão intercultural, intergeracional, ecológica e social das comunidades envolvidas. No total o projeto chega a mais de 280 crianças e jovens.

O projeto Eurobairro Underground E9G está integrado no Programa Escolhas, promovido pela Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto, através do Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. e é cofinanciado pelo Pessoas 2030, Portugal 2030 e União Europeia.