A PASEC Explorers é a Equipa de Geocashing da PASEC. Nasceu a partir da paixão de um conjunto de sócios da PASEC que encontraram no Geocashing uma forma de se conectarem com o meio envolvente e com a Natureza. Depois de alguns anos a fazer só como brincadeira, a situação ficou mais séria (embora o continuemos a fazer por brincadeira), e assim nasce a equipa PASEC Explorers. Para quem não conhece o Geocashing fiquem com o testemunho de Fernando Pereira, sócio da PASEC e um dos grandes embaixadores do geocashing nacional e internacional, também conhecido como Fernando Rei. Juntem-se à aventura, a PASEC Explorers também tem lugar para ti. Inscreve-te através dos contactos habituais.
Caminhada no Geocaching
Desde que a NASA libertou o sinal de georreferenciação para uso civil que iniciou a odisseia no Geocaching. Este jogo veio despoletar emoções e entusiasmo pela descoberta de tesouros escondidos. A utilização de um GPS, um “brinquedo” simples, possibilita-nos praticar esta atividade com entusiasmo e alegria e leva-nos à descoberta e à vivência de aventuras, bem como ao encontro de amizades que perduram e nos acompanham.
O segredo está no ato de esconder caches em locais que nos despertem interesse e em organizar uma página com alguma originalidade. Depois cada jogador está em condições de partir à conquista.
Esta é a essência do jogo! O conteúdo da página deve despertar o imaginário individual e motivação de cada jogador para a descoberta do local e para a aventura que essa possa proporcionar, quer na caminhada para lá chegar, quer no momento da descoberta.
Encontrar caches em lugares magníficos é o mais importante. Se for uma cache que proporcione um desafio físico e o encontro com o desconhecido é sem dúvida uma grande cache. E se o contentor for espetacular, então aí temos o melhor de dois mundos. É a conjugação perfeita para sairmos dali mais felizes.
Relativamente aos contentores, grande é a variedade: caracóis, pedras, ossos, sarcófagos, parafusos ou simples caixinhas de plástico. Quanto mais originais mais agradam.
O Geocaching tem uma particularidade muito interessante na medida em que se torna um bom guia para o turismo de qualidade, uma vez que no planeamento das férias ou passeios temos em consideração lugares de interesses e, se possível, onde haja caches de grande qualidade.
Miguel Torga referindo-se ao Gerês disse que “há sítios no mundo que são como certas existências humanas: tudo se conjuga para que nada falte à sua grandeza e perfeição”. O extenso e perfeito Parque Nacional da Peneda-Gerês está cada vez mais carregado de tesouros escondidos nos seus locais de eleição. A visita a estes locais proporcionam-nos grandes caminhadas e ao mesmo tempo aprimoram o conhecimento do Parque Nacional e dos seus lugares magníficos, como as cascatas, as lagoas, os prados, os abrigos ou os fojos.