Anima 23 vai chegar a mais de 3400 participantes com o tema “Arte, a nova fórmula para mudar o mundo…”
O ANIMA 2023, Encontro Internacional de Animação Sociocultural já começou. Só este ano chegará a mais de 3400 participantes diretos. Com o objetivo de promover a Animação Sociocultural e a Educação Não Formal como modelos de inovação e impacto social, o tema deste ano é “Arte, a nova fórmula para mudar o mundo…”
O ANIMA é um dos maiores eventos internacionais de Animação Sociocultural e Educativa e envolverá largos milhares de participantes. Entre os dias 17 março e 20 maio terão lugar dezenas de masterclasses, espetáculos, exposições e eventos culturais.
Terá lugar em Espanha, Portugal, Itália e Cabo Verde. Parte do evento é apoiado pelo Programa Erasmus +, Município de Famalicão e Corpo Europeu de Solidariedade.
O evento de abertura foi no passado dia.17 março, às 21h30, com o espetáculo “Novas fórmulas para mudar o mundo”- Parte 2 em Seide, Famalicão na Casa de Camilo Castelo Branco perante mais de 300 participantes. Tratou-se de um projeto de cocriação artística que traduziu através da dança, artes visuais, música e teatro as ideologias e filosofias que fizeram os últimos 150 anos através do olhar dos jovens.
Segue-se no programa Concurso de ideias de projeto que reúne um júri internacional que pretende dar a conhecer as fórmulas e projetos que os jovens têm a propor para enfrentar problemas concretos de âmbito local e global. O tema deste ano é “Novas fórmulas para mudar o mundo”. A final internacional terá lugar no dia 5 de maio na Casa de Camilo Castelo Branco em Famalicão, juntamente com a 3ª parte do espetáculo “Novas fórmulas para mudar o mundo”.
Terão lugar no dia 29 março os Anima Games, Feira de Jogos Intercultural sobre Educação Intercultural para crianças e jovens no Agrupamento de Escolas de Ribeirão.
Em abril terão lugar várias mobilidades internacionais para formação de jovens líderes e agentes de educação não formal. Uma em Itália com o tema “Arte, a nova fórmula para mudar o mundo” em Santa Maria Maggiore para agentes educativos e outra no Gerês para jovens líderes.
Depois, entre 18 de abril a 20 maio terá lugar a Exposição Pública de Artes Visuais “Novas fórmulas para mudar o mundo” no Museu Ferroviário de Lousado, Famalicão.
Entre 1 e 6 de maio têm lugar as Anima Masterclasses com o tema “Um caminho para mudar o mundo” em simultâneo em Cabo Verde, Itália, Espanha e Portugal com personalidades e especialistas que darão conta das suas histórias de vida inspiradoras para os jovens participantes envolvidos.
Por fim, entre 11 a 20 maio, terá lugar a última mobilidade para fins de formação de agentes de educação não formal em Cabo Verde, também com o tema “Arte, a nova fórmula para mudar o mundo”. Esta ação de capacitação internacional passará pelas ilhas de Santo Antão, Santiago e São Vicente.