Back

PASEC inaugura Casa das Ideias

A PASEC inaugurou no passado dia 15 de Setembro, pelas 15 horas, a Casa das Ideias em Vila Nova de Famalicão que passa a ser o seu novo espaço sede. Este novo equipamento fica situado no Antigo Centro Escolar de Santiago de e foi cedido à PASEC pelo Município de Famalicão.

A cerimónia contou com a presença do Dr. Paulo Cunha, Presidente do Município de Famalicão que acentuou a perspetiva inovadora, empreendedora e criativa do projeto Casa das Ideias, ancorada no trabalho de inclusão que PASEC faz todas as semanas. Também esteve presente o Diretor do Instituto Português da Juventude, Dr. Manuel Barros, que registou as variadíssimas vezes em que a PASEC foi considerada exemplo de boas práticas na área social e que a Casa das Ideias passava a ser mais um contributo relevante para o seu trabalho de intervenção social e comunitária. Em nome da PASEC interveio a Dra. Stephanie Paiva que fez uma resenha dos sete anos de intervenção da PASEC, as várias dimensões em que organização atua e os desafios que agora tem pela frente.

Durante a cerimónia foi possível assistir à peça “O Caminho da Redenção” da Companhia de Teatro ADN (Artes Dramáticas do Nada) da PASEC, à assinatura de um protocolo de cooperação entre a PASEC e a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento da Animação Sociocultural e à visita às novas valências da nova Casa das Ideias. Depois da reconversão total do espaço, com o apoio do Município de Famalicão e do IPDJ através do Programa de Apoio Infraestrutural, o espaço passa oferecer uma serie de serviços únicos no concelho de Famalicão e na região norte de Portugal como são: o Social Hostel (com capacidade para pequenos campos de formação e trabalho); a Escola de Adultos/Universidade Sénior Habitat; o único CATL gratuito do concelho de Famalicão que trabalha com base em grupos informais de crianças; o Centro de Formação em Educação Não Formal ADN; a Escola de Teatro Inclusivo ADN; Laboratório de Jogos; Centro de Treino Geocashing; entre outros. Por este novo equipamento passam todas as semanas mais de 400 crianças, adolescentes, jovens, adultos e séniores.