PASEC enche a Casa das Artes com “O Eu, o Nós e a minha melhor versão – O Capítulo Final”
Integrado na comemoração dos 22 anos da organização, a PASEC levou à cena o espetáculo “O Eu, o Nós e a minha melhor versão – O Capítulo Final” perante uma Casa das Artes de Famalicão completamente lotada.
Com mais de 150 jovens em palco, o espetáculo contou pequenas histórias de superação e resiliência que em conjunto revelam o poder transformador dos jovens numa sociedade multicultural e em mudanças quase diárias. Retratou a situação política nacional, fez referências à fase de transição dos jovens para a vida ativa, focou os atuais flagelos bélicos na Europa em guerra e em Gaza, refletiu sobre o acesso ao ensino superior e o desemprego jovem e fez ainda referência à participação dos jovens nos mais variados setores da sociedade.
Este espetáculo foi um projeto de cocriação artística dividido em quatro partes que conheceu aqui o seu capítulo final. Contou através da dança, artes visuais, música e teatro a visão dos jovens sobre a oportunidade que “cada um é e representa” na arte transformar a sociedade fraturada e com falta de soluções inovadoras. Num registo cómico dramático, foi um espetáculo introspetivo e revelador, tendo como protagonistas as Companhia Artísticas PASEC: ADN Teatro; BPM Música; Arena Dança; e D’Art Artes Visuais.
Perante uma plateia superior a 500 pessoas, estiveram presentes mais de trinta instituições parceiras e representantes dos mais variados organismos estatais.
Este projeto artístico pretendeu retratar as temáticas da Educação para a Cidadania Global e as Novas Formas de Participação Juvenil. Criado, planeado e desenhado pelos próprios jovens que deram corpo ao espetáculo, o ponto de partida foram as próprias histórias dos jovens que deram origem ao espetáculo. Num processo de investigação-ação, tiveram lugar mais de vinte laboratórios de cocriação artística que permitiram dar forma ao produto final apresentado.
Nas palavras da Presidente da PASEC, “este foi um espetáculo que pretendeu retratar de uma forma bem-disposta os grandes desafios que se colocam aos jovens no seu processo de tomadas de decisão”.
Este espetáculo encerrou a agenda cultural da PASEC para o ano de 2023.2024.