“O Eu, o Nós e a minha melhor versão” leva mais de 500 pessoas à Casa de Camilo
Teve lugar no dia 8 de março, pelas 21h, a segunda parte do espetáculo “O Eu, o Nós e a minha melhor versão”. Depois de mais de duas centenas de espetadores no primeiro espetáculo e mais 90 jovens em palco, a segunda parte voltou a lotar a Casa de Camilo (Centro de Estudos Camilianos) em Seide. Foram mais de 80 os jovens em palco e mais de duas centenas os espetadores que não perderam o evento. Nos espetáculos de dia 1 e 8 de março foram mais de 500 os espetadores presentes.
Foram dezenas os convidados presentes, entre eles o Vereador da Cultura do Município de Famalicão, Pedro Oliveira. Este reforçou o papel aglutinador e agregador que a PASEC tem na comunidade e que este espetáculo retratava uma história feita de cidadania, humanidade e muita boa disposição. Elogiou a qualidade do produto final apresentado e congratulou os presentes.
Integrado no Anima 2024, Encontro Internacional de Animação Sociocultural, esta segunda parte do espetáculo “O Eu, o Nós e a minha melhor versão” contou pequenas histórias de superação que em conjunto revelam o poder transformador dos jovens numa sociedade multicultural e em mudanças quase diárias. Retratou a situação política nacional, fez referência aos atuais flagelos bélicos na Europa em guerra e em Gaza, refletiu sobre o acesso ao ensino superior e o desemprego jovem e fez ainda referência à participação dos jovens na política local e nacional.
Este espetáculo é um projeto de cocriação artística dividido em três partes. Contou através da dança, artes visuais, música e teatro a visão dos jovens sobre a oportunidade que “cada um é e representa” na arte transformar a sociedade fraturada e com falta de soluções inovadoras. Num registo cómico dramático, foi um espetáculo introspetivo e revelador, tendo como protagonistas as Companhia Artísticas PASEC: ADN Teatro; BPM Música; Arena Dança; e D’Art Artes Visuais.
O Anima 2024, certame em que está integrado o evento, tem lugar em Portugal, Espanha e Itália. O evento é apoiado pelo Programa Erasmus +, Município de Famalicão e Corpo Europeu de Solidariedade. Passará por Famalicão, Braga, Lousã, Terras do Bouro, Coimbra, Ourense (Espanha) e Lombardia (Itália).