Back

PASEC reforça projetos internacionais de solidariedade e estrutura em Espanha

A PASEC reforçou nos últimos seis meses o seu trabalho internacional ao nível dos projetos de solidariedade. Reunida entre os dias 8 e 9 e maio, a equipa de coordenação internacional da PASEC, num trabalhado paralelo à Cimeira Social da União Europeia, fez o ponto de situação dos vários projetos de solidariedade transnacionais que dão resposta a mais de 1300 pessoas.

A PASEC reforçou a sua estrutura em Espanha com o nascimento de mais grupos de adultos e jovens na região de La Rioja, fruto do projeto Habitat Sinal + Europa, apoiado pelo Corpo Europeu de Solidariedade. O projeto pretendeu promover a solidariedade através do trabalho voluntário de jovens com menos oportunidades, em especial jovens NEET, através de um quadro de atividades centrado na concretização dos ideais europeus e promoção do conceito de Euroregião junto de grupos vulneráveis de jovens, crianças e adultos/séniores. Como forma de disseminação e consolidação do trabalho desenvolvido, os voluntários espanhóis envolvidos criaram grupos de jovens e adultos em Espanha que agora estão integrados no portefólio de resposta sociais da PASEC a nível internacional.

Ainda no âmbito do Corpo Europeu de Solidariedade, a reunião fez ainda o ponto de situação de mais três projetos que estão em marcha:

– o projeto Herit(Age), que está a criar e consolidar uma rede de grupos de adultos/séniores com o objetivo de os capacitar ao nível da comunicação interpares, literacia digital básica, gestão das frustrações, envolvimento social e gestão do tempo de lazer;

– o projeto Geo Connection, que tem vindo a reforçar uma rede de soluções inovadoras de desporto inclusivo e de combate aos fenómenos de extrema exclusão social através de uma resposta integrada de alcance local/regional que encontra nos desportos de natureza e desporto comunitário, respostas sociais inteligentes de inclusão e integração social para comunidades com populações em risco de pobreza;

– o projeto OUT, que surge como uma paixão de alguns jovens que, de diferentes maneiras, querem trazer a literatura e escrita de volta aos espaços de intervenção social, sem fazer desta um assunto isolado para as elites intelectuais, mostrando que a literatura e escrita podem ser um instrumento de comunicação intergeracional, um meio de expressão pessoal e também um método de adquirir competências, ao mesmo tempo que ajudam a criar uma consciência comunitária e promovem processos de solidariedade social.

Por fim, foi apresentado o “Origins 2021”, este ano na Ásia Central, no Uzbequistão, em junho. O “Origins” pretende a promoção e preservação do património cultural e natural  e promove, todos os anos, missões internacionais de conhecimento e preservação de área ou locais Património da Humanidade.