PASEC Advantage destacada como boa prática europeia pelo Programa Erasmus +
O Advantage, área de intervenção da PASEC direcionada à intervenção com cidadãos com necessidades especiais, e projeto de âmbito europeu, financiado pelo Programa Erasmus + da União Europeia, foi considerado como boa prática europeia pelo Programa Erasmus +. Assim durante a celebração da Semana Europeia da Juventude, durante a semana de 4 a 9 Maio, o projeto será apresentado na Mostra de Boas Práticas do Erasmus+ Juventude em Ação no Porto e em Lisboa.
Foi com alegria e satisfação que a Direção da PASEC recebeu mais esta distinção. O projeto Advantage tem como objetivo central promover o protagonismo do jovem e adulto com necessidades especiais (portadores de deficiência, cidadãos com necessidades educativas especiais e cidadãos com deficiência social) através da promoção de estratégias pedagógicas, comunicacionais e estruturais inovadoras e flexíveis que facilitem o seu ingresso no mercado de trabalho, o acesso a oportunidades de formação ou requalificação profissional ou simplesmente melhorem o seu quadro de competências enquanto atores sociais e cidadãos ativos no contexto europeu.
Para tal foi dada origem à Plataforma Web Advantage, que oferece oportunidades de formação, emprego e reaqualificação profissional exclusivamente para jovens e adultos com necessidades especiais. Ao mesmo tempo a Plataforma disponibiliza um conjunto de gestores sociais que são os mediadores/facilitadores do processo de acompanhamento destes jovens e adultos.
Uma das iniciativas pioloto deste projeto e replicada na Eslováquia e Itália, têm sido as Adavantage Inc – Incubadoras de iniciativa empreendedora e atividades socialmente úteis. Em Portugal esta iniciativa é feita em parceria com a AFPAD de Famalicão. São espaços geridos pelos Gestores Sociais que servem para a construção de projetos-empresa, de intervenção cívica e participação juvenil no âmbito do tema “Somos todos a realidade Europa”. Este tema é centrado no papel dos jovens com necessidades especiais na construção da nova Europa, nas suas oportunidades, nas suas potencialidades e nas suas debilidades. Cada incubadora deu origem a um grupo juvenil que alinhou a sua ação em atuações concretas, centradas nas necessidades dos seus membros e alinhada com os objetivos do projeto. Como fim último os jovens com necessidades especiais estão a ser levados a viver o dia a dia de uma empresa, a importância do processo de tomadas de decisão e a relevância da sua qualificação. O Advantage integra Portugal, Eslováquia e Itália e mais de 120 jovens com necessidades especiais.