ANIMA 2015 discutiu os novos caminhos da Inclusão e Inovação
Iniciativa da PASEC junta mais de 1500 participantes em todas a iniciativas
Teve lugar no passado dia 30 de Março, pelas 09h30, a abertura oficial do ANIMA 2015 – Encontro Internacional de Jovens Animadores, na Casa das Artes de Vila Nova de Famalicão.
Tendo como tema integrador “Inclusão e Inovação”, a abertura oficial teve lugar com a performance da Literatuna da Universidade do Minho. Seguiu-se a intervenção da Presidente da PASEC dando as boas vindas aos presentes. Por sua vez o Diretor do Instituto Português do Desporto e Juventude, Dr. Manuel Barros, fez questão de lembrar que o ANIMA 2015 é apenas mais um exemplo do trabalho de inclusão social inovador e consistente protagonizado pela PASEC nos últimos anos. De seguida, o Diretor do Programa Erasmus + da União Europeia, Dr. Pedro Soares, registou que descobrir novas formas de inclusão que envolvam as pessoas no seu próprio processo de desenvolvimento social são o único caminho para uma sociedade mais justa, e nomeou a PASEC como um dos exemplos a ter em conta. Por fim, o Presidente do Município de Famalicão, Dr. Paulo Cunha, fez questão de reforçar o exemplo de Famalicão como município inclusivo e o contributo que a PASEC tem dado nesse capítulo. Seguiram-se entretanto as conferências “Inclusão e Inovação com Cidadãos com Necessidades Especiais”, “Inclusão e Inovação em Animação Sociocultural” e “Inclusão e Inovação em comunidades de risco”.
Participam no ANIMA 2015, para além dos já referidos anteriormente, dezenas de especialistas e autoridades europeias e nacionais. Entre eles o Dr. Stefano Bottelli de Itália, Dr. Eduardo Garcia de Cabo Verde, Dr. Carlos Costa (Presidente da APDASC), Mestre Luís Bessa, Prof. Doutor Fernando Ilídio Ferreira da Universidade do Minho, entre outros.
Depois de ter começado em Mafra no passado dia 24 de Março, a 7ª edição do Anima- EIJA, tem prolongamentos em Terras do Bouro e na Galiza, envolvendo mais de 1500 participantes em mais de 30 eventos. Para além das conferências são desenvolvidos dezenas de Workshops, espetáculos, exposições, mostras pedagógicas, interações com a comunidade e fóruns públicos. Destaque para o espetáculo do dia 29 de março, no grande auditório da Casa das Artes de Famalicão, que teve como tema “Não tenhas medo do teu poder…”, protagonizado pela Companhia de Teatro ADN da PASEC.
Depois de já ter sido organizado em França, Itália, no Perú, na Ilha da Madeira e em Cabo Verde, com o tempo, o ANIMA – EIJA tornou-se num dos maiores fóruns de Animação Sociocultural e Educativa da Europa e do panorama Iberoamericano não só pela sua singularidade, mas pela multiplicidade de eventos que gera à sua volta. O que o torna único é sobretudo o seu formato metodológico. As conferências são sempre em formato de estudo de caso com a participação dos atores reais, seja através de espetáculo incluídos nas próprias conferências, seja através do seu testemunho real. Foram os jovens agentes educativos os protagonistas de todos os momentos de debate, intervenção e espetáculo, dando aos especialistas o papel de avaliadores e comentadores. Os workshop’s foram eminentemente práticos e com demonstração real.
O Encontro está integrado no Programa Erasmus + da União Europeia através do projeto Advantage. Teve como parceiros o Município de Famalicão, o IPDJ, a Escola Profissional CIOR, a Cooperativa de Ensino Didáxis, a TOTEM de Itália, APDASC, a Juventude da Cruz Vermelha de Braga, o Teatro Infantil de Braga, a FAJUB, a Casa da Juventude de Guimarães, entre muitos outros.