Back

PASEC apela à “capacidade de cada um ser diferente”

Resultados da Assembleia Internacional Juvenil 2014

Foi com o apelo à capacidade para cada um ser diferente que teve lugar na passada sexta, dia 26 de Dezembro, a abertura da etapa portuguesa da Assembleia Internacional Juvenil através da Conferência e Espetáculo “Os Escolhidos”, na Casa das Artes, em Famalicão.

Tendo a forma de espetáculo interativo, esta conferência serviu para apresentar os resultados do Roteiro “Escolher, Decidir e Protagonizar”, que envolveu mais de 2000 jovens em 6 países. Começou por abrir com a encenação “Porquê”, que retratava as várias formas de abuso pelas quais os jovens passam durante a sua inserção no mercado de trabalho. Seguiu-se o sketch cénico “Não tenhas medo do teu poder”, sobre a capacidade que cada jovem tem para tomar nas mãos o seu próprio destino.

Os momentos cénicos fecharam com a Companhia de Teatro ADN da PASEC, com a peça “Os Escolhidos”, que retratava o pano de fundo do tema da Assembleia Internacional Juvenil de 2014, a forma como a nossa capacidade de escolher, e nos responsabilizarmos por essas escolhas, influencia as nossas vidas no emprego, na área de formação que escolhemos, na família e até no ato de não escolher.

Entre os conferencistas estiveram o Dr. Mário Passos, Vereador da Juventude do Município de Famalicão, que manifestou o seu agrado por iniciativas como esta passarem por Famalicão, realçou o trabalho da PASEC na promoção do Protagonismo Juvenil e o impacto da ação desta no terreno. Por seu lado, o Dr. Pedro Soares, Diretor do Programa Erasmus + da União Europeia, apresentou a Europa como espaço de oportunidade para todos, onde todos têm uma palavra a dizer, sobretudo os jovens. Terminou, dando os parabéns à PASEC pelo exemplo de boas práticas que é no desempenho da sua ação diária. O Dr. Manuel Barros, Diretor do Instituo Português do Desporto de Juventude da Região Norte, enfatizou o percurso das Assembleias Internacionais Juvenis, não só pelo número de jovens que envolvem, mas sobretudo pela forma como os envolvem num processo de reflexão e partilha sobre as grandes problemáticas que influenciam o seu dia a dia.

Este painel foi fechado pela Presidente da PASEC, Susana Paiva, que apelou à capacidade que cada jovem tem para ser diferente e para procurar novas respostas para os problemas de sempre. Terminou relembrando que a PASEC foi considerada pelo IPDJ como uma das melhores associações juvenis do país em termos de boas práticas associativas, tendo ficado com a segunda melhor classificação nacional no concurso promovido pelo mesmo IPDJ.

Os trabalhos continuaram entre Famalicão e Ovar sobre a coordenação do Secretário Geral da PASEC, Abraão Costa, num Intercâmbio Internacional que juntou mais de quarenta participantes de cinco nacionalidades europeias e ainda com participantes de Cabo Verde, Angola e Brasil. A Assembleia Internacional Juvenil 2014 foi apoiada pela Ação 1 do Programa Erasmus + da União Europeia.